GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA

O QUE É?

Gastroplastia Endoscópica é uma nova técnica de redução de estômago realizada por endoscopia. Este procedimento já é realizado há mais de 5 anos na Europa e Estados Unidos com excelentes resultados e baixíssimos índices de complicações, tendo chegado ao Brasil com aprovação pela ANVISA em 2017.

COMO É FEITA?

É um procedimento realizado inteiramente por endoscopia, portanto não cirúrgico, sem cortes externos no abdômen. Realizado em ambiente hospitalar o procedimento dura em média 1 hora, com recuperação precoce e em geral alta no mesmo dia.

A técnica consiste em acoplar um dispositivo, Sistema Apollo OverStitch™, a um equipamento de endoscopia e realizar pontos dentro do estômago, deixando-o de volume menor e com a forma tubular. Tudo é realizado pela boca, por endoscopia e sem necessidade de cortes externos.

COMO A TÉCNICA AJUDA NO TRATAMENTO DA OBESIDADE?

Com a sutura endoscópica o estômago torna-se menor e o paciente tende a reduzir a quantidade de alimentos que consegue ingerir, além de aumentar o tempo de esvaziamento do estômago, o que favorece a saciedade precoce. Como o procedimento não causa dificuldade de absorção de nutrientes, não é esperado anemias ou deficiência de vitaminas.

Aliado a um acompanhamento multidisciplinar e atividades físicas regulares, o paciente tende a perder peso de maneira saudável, eficaz e sustentada, já que os pontos ou suturas no estômago tendem a tornar o estômago reduzido de maneira duradoura.

Estudos realizados em vários pacientes que foram submetidos a essa técnica em diversos países demonstram uma perda média de 20 a 30% do peso total inicial no primeiro ano.

QUEM É CANDIDATO A GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA?

Este procedimento está melhor indicado para pacientes com IMC entre 30 e 40 (clique aqui para calcular seu IMC) mas pode ser realizado em pessoas com diferentes graus de obesidade. Pode ser também realizado em pacientes que obtiveram falha no tratamento da obesidade com outros métodos e em pessoas que não queiram ou não possam realizar a cirurgia bariátrica.

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA SOBRE A CIRURGIA BARIÁTRICA?

• Menos invasivo e mais seguro;

• Recuperação precoce com alta no mesmo dia;

• Menor risco de complicações;

• Não causa deficiência na absorção de nutrientes;

• Não impede o paciente de realizar a Cirurgia Bariátrica convencional no futuro;

• Pode-se realizar novas suturas por endoscopia no futuro permitindo maiores perdas de peso de maneira sustentada;

• A perda de peso é semelhante ao conquistado pela Cirurgia Bariátrica Sleeve (gastrectomia vertical).

QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA SOBRE O BALÃO INTRAGÁSTRICO?

Perda de peso sustentada, já que os pontos tendem a deixar o estômago reduzido de maneira duradoura;

Adaptação após procedimento mais confortável e precoce, com menos mal estar por não colocar uma prótese no estomago;

Pode-se fazer novas suturas no futuro propiciando novas metas de perda de peso.

QUAIS AS DESVANTAGENS PRINCIPAIS DESSE MÉTODO EM RELAÇÃO À CIRURGIA BARIÁTRICA?

Não é coberto por planos de saúde e nem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).