ACOMPANHAMENTO PSCICOLÓGICO
O psicólogo irá preconizar mudanças de crenças, pensamentos e comportamentos.
Ao longo do tratamento, o psicólogo irá preconizar mudanças de crenças, pensamentos e comportamentos, mostrando que somos capazes de chegar onde desejamos. O psicólogo dará orientação e assessoria para que o indivíduo possa descobrir novas formas de colocar em prática um estilo de vida melhor.
Agindo assim, cada sujeito terá chance de expressar suas carências afetivas e que possam estar ligadas ou não a suas causas de obesidade. É recomendável que o acompanhamento psicológico seja feito durante e após a retirada do balão intragástrico, para que o paciente continue lidando com os seus novos hábitos de vida de forma saudável e satisfatória.
Existem muitas pesquisas cientificas, relacionadas às causas de obesidade. E que, no geral, comprovam que existem vários fatores de ordem genética, cultural, comportamental, metabólica, além de sedentarismos, ambiente social, educacional, hábitos alimentares incorretos, gravidez e até mesmo mudanças hormonais.
O que não podemos deixar de considerar é que a obesidade está ligada a um mundo onde as pessoas vivem um dia a dia muito corrido, o que as levam, muitas vezes, a se alimentarem de fast food. A facilidade de encontrar alimentos mais baratos e menos saudáveis na correria é muito maior.
A obesidade é fator de risco para várias doenças e que atinge pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais.
O autoconhecimento e a conquista de sua autoestima são importantes para uma boa qualidade de vida.
Cuidar – se é a melhor maneira de dizer que se ama e se respeita de verdade. Foco! Atingir metas é essencial!
Rejane C. P. Braga
CRP 04/47133
Psicóloga da Clínica Marcos Santos